Coluna Cenas Dessas – Google festeja o dia do Hip-Hop?

Eu sou daqueles que usa o Facebook para dar os parabéns porque me esqueço das datas de aniversário de todos. Minha memória é hiper seletiva… O Facebook não me avisou do 44º aniversário do Hip-Hop, mas eu lá vi uns posts sobre a homenagem do Google à data, e lá fui eu averiguar.

O primeiro sentimento foi uma mistura entre orgulho e respeito. Bateu orgulho por me sentir parte da cultura, e respeito pelo Google, porque se lembrou. Isto de fazer parte das chamadas “sub-culturas” (abomino o nome) leva-te a pensar que o Google poderia achar que era mais importante, sei lá, homenagear o trabalho do Robin Williams. Nada contra o Popeye!

Não sei se já viram, mas a página inicial do motor de busca mostra uma versão simplista e unifacetada da história do Hip-Hop nos EUA, e depois oferece-nos um tutorial de DJing virtual…tipo o programa Virtual DJ que toda a gente sacava para se armar em DJ. Diverti-me lá com os famosos samples e loops e segui o meu dia.

Mais tarde, quero dizer…agora, fiquei a pensar nisto das homenagens do Google. Nenhuma empresa precisa de seguir o valor da cultura da liberdade ou usar a estrutura horizontal da internet, até porque muitas empresas deixariam de existir, mas pensei: será que isto é suficiente? Em 2016 tiveram um faturamento de mais de 75 bilhões, e apesar dos bons serviços que oferecem, e de umas migalhas que às vezes atiram para o chão, não seria de esperar algo mais humano de uma empresa destas? Sei lá… parece meio falso homenagear uma cultura que, na essência, nos ajuda a desenvolver uma mundividência e a olhar para os outros, enquanto eles não se fazem sentir presentes numa nota positiva.

google

Fica a dica

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s